O que provoca a explosão duma lâmpada e que soluções existem?

Na maioria dos projetores são usadas assim chamadas lâmpadas vapor de mercúrio de alta pressão, que emitem a luz produzindo um arco elétrico entre dois elétrodos de tungsténio no filamento da lâmpada. O filamento é feito de vidro de quartzo e contém mistura gasosa cuja pressão interna de operação é até 250 atm com temperaturas de até 1 300 graus Celsius. Sob algumas circunstâncias, o filamento pode explodir. Felizmente, a construção do projetor está pronta para esta eventualidade, por isso, a explosão da lâmpada não lhe deveria causar nenhuns danos. Todavia, é naturalmente desejável evitar a explosão da lâmpada.

O que pode provocar uma explosão?

Na maioria das vezes, a explosão é provocada pelos motivos seguintes:

Defeito de fabricação da lâmpada

Por causa dum defeito de fabricação, o vidro do filamento pode ser mais fino num ponto ou pode ter uma microfissura. Ao pôr a lâmpada a operar, a pressão interna subirá, o ponto fraco não resistirá e o filamento explodirá. A explosão por causa dum defeito de fabricação ocorre habitualmente após primeiros minutos ou horas da operação da nova lâmpada e, por isso, é sem problemas coberta pela garantia da lâmpada. Aliás, a explosão não deveria acontecer muitas vezes porque a maioria dos fabricantes deixa „aquecer“ as suas lâmpadas durante um certo tempo.

Falha de instalação – toque sobre o bulbo com mão desprotegida

Nunca toque um bulbo com mão desprotegida, especialmente na parte interna – diretamente no filamento da lâmpada ou à sua volta. É que o ponto de gordura, que depois fica sobre a lâmpada, aquece mais que o resto da lâmpada. Em consequência da dilatação térmica, forma-se uma tensão interna entre os lugares das temperaturas diferentes que pode ser tão forte que o vidro vai romper. Este problema acontece mais vezes em caso de troca da lâmpada sem módulo de que em caso de substituição da lâmpada com módulo. Por esta razão, recomendamos inequivocamente substituir uma lâmpada com luvas.

Condições de operação não ótimas

Embora a lâmpada não tenha nenhum defeito de fabricação, podem formar-se lugares mais fracos no vidro do filamento por causa de condições não ótimas durante o funcionamento da lâmpada. Estas podem ter origem nas situações seguintes:
  • operação contínua, ou muito frequente da lâmpada,
  • vibrações mecânicas sobre a lâmpada em operação ou no estado quente,
  • temperatura baixa ao arrancar o projetor,
  • ligação e desligadura frequente do projetor,
  • tempo insuficiente para o arrefecimento da lâmpada depois de desligar o projetor.

Arrefecimento insuficiente da lâmpada

Se o projetor opera num ambiente com poeira ou fumo, os filtros de poeira costumam ficar entupidos e, por consequência, a lâmpada não arrefece de modo suficiente. O projetor deveria detetar, desligar e arrefecer a lâmpada superaquecida a tempo. Todavia, não acontece sempre e uma lâmpada superaquecida explode.

Fim da vida útil da lâmpada

A lâmpada do projetor nunca deveria operar mais tempo que o indicado. Ao contrário, deveria ser substituída logo que o projetor comece a informar sobre o aproximar do fim da vida útil da lâmpada. Não recomendamos reiniciar o contador da vida útil da lâmpada e continuar a usar uma lâmpada velha e fora da vida útil, porque, assim, o risco da explosão da lâmpada aumenta bastante. O funcionamento da lâmpada reduz o material nos dois elétrodos principais no filamento da lâmpada e, por isso, o espaço entre eles torna-se maior. Maior espaço entre os elétrodos, mais tensão elétrica é precisa para criar e manter o arco elétrico. Pelo fim da vida útil da lâmpada, a tensão, que é precisa para criar o arco entre os elétrodos principais, pode estar tão alta que o balastro (o dispositivo que regula a alimentação da lâmpada) não será capaz de abastecê-la. Porém, o elétrodo de arranque continuará a aquecer a mistura gasosa contida no filamento da lâmpada até ao ponto que o filamento puder explodir.

Falha no projetor

A explosão da lâmpada pode ser provocada também por uma falha no projetor, sobretudo pela falha do balastro da lâmpada. Devido à falha dum componente, o balastro pode num momento concreto abastecer a lâmpada duma tensão inadequada, não desligar a alimentação a tempo ou não evitar o superaquecimento da lâmpada. Se também a segunda lâmpada nova explodir no seu projetor, com certeza, deixe controlar o seu aparelho num serviço. O motivo mais frequente da explosão da lâmpada costuma ser a interação de alguns dos fatores mencionados, como por exemplo, o uso da lâmpada de projetor já com muitas horas de operação, do projetor com o qual se movimenta muitas vezes e do filtro entupido de poeira ou gordura.

Como evitar uma explosão duma lâmpada?

Tente usar o projetor conforme as informações precedentes, apresentadas na apresentação explícita 10 sugestões para uma vida útil mais longa da lâmpada.

O que fazer se a lâmpada explodir?

  • O filamento do bulbo contém uma quantidade pequena do mercúrio. Por isso, é preciso levar o projetor com a lâmpada partida para um espaço bastante ventilado e renovar o ar na divisão, na qual a lâmpada explodiu.
  • Deixe arrefecer o projetor durante bastante tempo.
  • Remova a tampa da zona de lâmpada, tire o módulo de lâmpada, insira-o dentro duma caixa ou dum saco firme que resistirá aos pedaços de vidro. Tente limpar o máximo de pedaços de vidro da zona de lâmpada.
Se os pedaços de vidro ficarem num lugar dificilmente acessível do projetor, recomendamos levá-lo para um serviço especializado em projetores e deixar limpá-lo.

Se já souber tudo o que é preciso sobre lâmpadas, basta escolher a correta

Guia de lâmpadas super rápido

Encontre a sua lâmpada fazendo 2 cliques

Lâmpadas para projetores

Lâmpadas para TV